Tratamento periodontal - a mais importante arma de prevenção!

O tratamento periodontal está dentro de uma especialidade odontológica responsável pela prevenção e cuidado das doenças que acometem os tecidos de proteção (gengiva) e suporte dos dentes (osso, cemento e ligamento periodontal). Os sinais mais característicos são o sangramento da gengiva e o mau hálito.

A doença periodontal atinge cerca de 90 % da população mundial segundo a Organização Mundial da Saúde, e é a principal causa de perda de dentes em adultos - acomete diretamente a gengiva, levando à inflamação; o osso e todos os tecidos que rodeiam e sustentam os dentes.

Sua principal causa são bactérias que estão presentes no biofilme dental e tártaro, que são depósitos de bactérias, restos alimentares e células mortas. A doença periodontal pode deixar sequelas se não tratada, tais como a alteração da posição do dente, retração da gengiva, mobilidade, sangramento, inchaço e até mesmo perda dental. Quando o paciente tem o sistema imunológico mais susceptível, aumentam as chances de desenvolver a doença. Essa doença pode levar a complicações sistêmicas principalmente se associado a alguns fatores de risco como tabagismo, e associação com condições pré-existentes como diabetes o e câncer.

O tratamento periodontal interrompe a progressão da doença, porém não recupera o que foi perdido. A sua prevenção deve ser feita removendo o biofilme dental e tártaro através de limpezas periódicas em consultas com a Cirurgiã-Dentista, sendo importante também a manutenção através da escovação e uso de fio dental corretamente.

Uma das modalidades de tratamento profissional é feito com a remoção da placa bacteriana aderida e tártaro através de raspagem e alisamento das raízes dos dentes com instrumentos adequados e indicados para cada paciente, permitindo posteriormente uma melhor qualidade de higienização e manutenção da saúde bucal.

Cada caso deve ser avaliado individualmente pela profissional, assim como a conduta de tratamento personalizada para o paciente.