top of page

Sobredentadura: implantes associados a dentadura - Entre a dentadura fixa e a convencional

A dentadura fixa (protocolo) é a primeira opção de tratamento quando falamos em paciente que perderam todos os dentes. Ela apresenta muitas vantagens em relação a dentadura convencional (prótese móvel) entre elas, a melhora considerável na alimentação, fala, e sorriso.


Os implantes vieram para substituir as raízes que foram perdidas. Quando todos os dentes foram perdidos, os implantes são excelentes alternativas de tratamento. Sabemos que as próteses totais móveis (dentadura convencional) podem ter algumas limitações quanto a retenção da prótese e consequentemente compromete a mastigação.


Quando associamos implantes para melhorar a retenção da prótese, porém ela não é uma prótese fixa, chamamos de sobredentadura (overdenture). Dentre as principais vantagens, estão a diminuição da taxa de reabsorção do rebordo ósseo, redução da movimentação da prótese e com isso diminuição das lesões dos tecidos moles, melhorando muito a qualidade de vida do paciente.



Para realização de implantes é necessário uma criteriosa avaliação clínica, por imagens (tomografia computadorizada) e algumas vezes também é necessário alguns exames de sangue, para que o planejamento seja feito da forma mais previsível. Dentre as limitações, sabemos que a sobredentadura continua sendo uma prótese móvel porém com a enorme vantagem de melhorar a sua fixação.


No planejamento desse tipo de prótese pode ser sugerido de 2 a 4 implantes, tornando o tratamento mais simples e acessível e de fácil manutenção e manipulação pelo paciente.


Cada caso deve ser avaliado individualmente pela profissional, assim como a conduta de tratamento personalizada para o paciente.

Σχόλια


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Facebook Basic Square
vecteezy_whatsapp-logo-png-whatsapp-icon-png-whatsapp-transparent_18930508.png
bottom of page