Hipersensibilidade dental - seus dentes são sensíveis com alimentos gelados?

Se durante a ingestão de alimentos e bebidas quentes, frios, doces ou muito ácidos ou a respiração no ar frio faz com que seus dentes fiquem sensíveis e doloridos, você pode ter sensibilidade nos dentes, esse incômodo pode ir e vir ao longo do tempo e pode estar associado a outras lesões no dente.

A sensibilidade dentária tem sua origem na exposição da dentina (uma estrutura do dente que recobre o nervo), devido a cárie, doenças gengivais ou pelo desgaste e perda do esmalte.

A hipersensibilidade da dentina pode ser um primeiro sinal de lesão no colo do dente não causada por cárie (lesão cervical não cariosa).

A dentina tem muitos túbulos ou poros que vão da parte externa do dente até a polpa, quando se tem dentes sensíveis se sabe que esses túbulos estão desprotegidos. Deve-se identificar a área sensível e estabelecer a causa por meio de avaliação com a Cirurgiã-dentista, que ao fazer a anamnese e avaliação clínica completa pode determinar o melhor plano de tratamento para o caso.

Caso a sensibilidade seja causada por cárie, deve-se restaurar o dente. Se a causa for gengivite (doença periodontal), o paciente deve realizar tratamento periodontal.

Dentre as modalidades de tratamento existentes – quando não há cárie ou doença periodontal, pode-se proceder a aplicação de flúor, laser terapêutico, pastas dessensibilizantes ou mesmo a recobrimento da parte sensível.

Outros cuidados são extremamente necessários e requerem atenção do paciente em casa, como utilizar escovas com cerdas macias e usar creme dental especialmente formulado e indicado para ajudar a sensibilidade dentária.

Cada caso deve ser avaliado individualmente pela profissional, assim como a conduta de tratamento personalizada para o paciente.