top of page

Gestação e a saúde bucal: pequenos cuidados que fazem a diferença

Os cuidados com a higiene bucal fazem parte do hábito diário pessoal de todos. Porém, o que é bastante negligenciado é a importância em cuidar disso durante a gestação.


Nesse período de 9 (nove) meses os cuidados com a saúde bucal da futura mãe devem ser redobrados, pois sabemos que a cavidade bucal é um meio com muitos micoorganismos, e se houver um desequilíbrio, pode trazer consequências graves como infecções e parto prematuro. A saúde bucal do bebê começa a se consolidar já na barriga da mãe.


É de conhecimento de muitos que durante a gestação o organismo da mulher passa por diversas variações hormonais, o que influência diretamente em alterações relacionadas à cavidade bucal.



Entre elas está a facilidade de desenvolver gengivite, hipossalivação (diminuição da saliva) e os enjoos diários, que por sua vez dificultam a higiene bucal. As taxas de incidência de cárie e doenças periodontais durante a gestação aumentam, mas podem ser evitadas e assim obter o controle com auxílio de uma Cirurgiã-Dentista.


A prevenção é sempre o melhor caminho e realizar um check-up é ideal para aquelas mulheres que desejam engravidar ou que estejam grávidas. Porém, alguns tratamentos extensos e cirurgias invasivas, devem ser planejados sempre para antes da gestação ou depois do parto.


Durante a gestação, deve ser mantido o acompanhamento, retornando ao consultório a cada início de trimestre (ou no período aconselhado pela Cirurgiã-Dentista).


Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Facebook Basic Square
vecteezy_whatsapp-logo-png-whatsapp-icon-png-whatsapp-transparent_18930508.png
bottom of page