Ortodontia convencional e alinhadores
A Ortodontia é uma especialidade da Odontologia que tem por finalidade corrigir defeitos no enfileiramento dos dentes e também no posicionamento dos ossos que compõem o maxilar. Dentes tortos e que são malformados, são complicados de serem limpos, sendo esteticamente um incomodo para quem apresenta este problema.
Ortodontia Convencional
A Ortodontia Convencional, usa os famosos aparelhos metálicos para alinhar dentes superiores e inferiores, dependendo muito do paciente em termos de cuidados e visitas a um ortodontista, para que o tratamento possa surtir o efeito planejado. Existem vários tipos de instrumentos ortodônticos, para finalidades de correção bem especificas, com possibilidades de escolha de cores.
Ortodontia estética
Mesmo se utilizando de fios metálicos, o aparelho cerâmico é um dos grandes trunfos da Ortodontia Estética, que imita a cor do dente, sendo quase imperceptível notar que a pessoa está usando um instrumento ortodôntico. Acrescentando além de funcionalidade e saúde bucal, este procedimento recupera a beleza do dente.
Ortodontia lingual
A Ortodontia lingual é uma alternativa para quem dispensa o uso de aparelhos ortodônticos convencionais. Colocado atrás dos dentes em contato com a língua, este tipo de instrumento é apropriado para casos mais fáceis de serem corrigidos, com a possibilidade de retirada do mesmo em um curto período de tempo.
Alinhadores transparentes
Os alinhadores transparentes, produzidos a partir de materiais como o acetato transparente, funcionam como um aparelho tradicional e têm como objetivo alinhar imperfeições no sorriso.
O principal diferencial desse tipo de aparelho é que, em vez de serem fixos, os alinhadores contam com placas que cobrem os dentes, proporcionando mais conforto e facilitando a higienização dental, além de serem praticamente imperceptíveis.
Removíveis e confortáveis, os alinhadores transparentes têm espessura de apenas 0,75mm e não impõem nenhuma restrição alimentar para os pacientes, uma vez que ele pode ser removido para a realização das refeições. Além disso, os dentistas produzem uma série de guias personalizadas a serem utilizadas ao longo do tratamento, sem o risco de que as peças escureçam.
